GILA

20/07/2014

A Gila é um fruto pertencente à família das abóboras e melancias, inclusive sua aparência é bem semelhante à melancia. O fruto vem sido estudado por pesquisadores que buscam entender como esse fruto veio para o Rio Grande do Sul.
A Gila, hoje, já está introduzida na culinária gaúcha e é cada vez mais rara de ser encontrada, exceto nas regiões mais altas e frias e do estado.
Na cidade de Bom Jesus o fruto ainda é bastante encontrado e utilizado na culinária em pratos doces e salgados, por isso, ganhou um evento, a Festa da Gila que acontece anualmente com o objetivo de valorizar a agricultura, preservar o cultivo do fruto e atrair visitantes para conhecer o município e suas belezas naturais.
A 7ª Festa da Gila é uma promoção da Prefeitura de Bom Jesus e conta com o financiamento do Governo Federal através da Lei de Incentivo à Cultura.
Neste ano a festa aconteceu entre os dias 16 e 19 de julho. A festa contou também com diversos shows, dentre eles "Willian e Renan" e "Chitãozinho e Xororó".


Por Lorena Bertolin

Desenvolvido por ledz.com.br